terça-feira, 12 de agosto de 2014

CLAMANDO POR SABEDORIA


CLAMANDO POR SABEDORIA

Texto: Provérbios 1:10-22

Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo; Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova; Acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos; Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa! Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; Porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue. Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave.
No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas. São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem. A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:

Hoje vamos aprender um pouco com provérbios de Salomão.

V. 10, nos ensina que não devemos aceitar convites de pecadores. Convites que vêem com agrado mas são armadilhas para lhe fazer sair da presença e do caminho do Senhor.

V. 13, fala dos que nos convidam para o mundo dizendo que teremos dinheiro, bens, e que encheremos nossa casa de despojos. 
Infelizmente muitos caem nessas propostas que só nos  levam a perdição.  Não tem como servir a dois senhores. Você não serve a Deus para obter riquezas, Deus te dá força para gerar riquezas.  Não podemos servir as riquezas, temos que servir ao Deus que pode tudo e é o dono do ouro e da prata. Quando o servimos como prioridade, Ele mesmo nos acrescentará o que precisamos, quando somos fieis, teremos tantas bênçãos que não teremos como guarda las. Malaquias 3:10, Mateus 6:33

V. 16 diz que essas  pessoas que são ímpias, caminham para o mal.  Note que essas pessoas acabam mal. O caminho de Deus é perfeito. 

V.17 e 18, essas propostas de Amigos, de pessoas ímpias, religiosas, são como armadilhas. Parece no momento uma coisa boa, mas depois vem a armadilha, e eles somem. Aí clamamos a Deus socorro. É sempre assim.
Se a ave vê a armadilha, ela é inútil. Você já fez armadilhas para pegar passarinho? Uma arapuca? Pois é, ela é feita escondida. Assim são essas propostas do mundo, de amigos mundanos, de pessoas que não servem a Deus, não entregaram a vida a Jesus e não confessaram Jesus como Senhor e Salvador. São armadilhas, que você não vê, mas na frente lhe pegará. 
Às vezes esta armadilha vem através de pessoas que são crentes, mas servem a seu próprio ventre. 

Vs.20 e 21, a sabedoria clama lá fora, pelas ruas levanta sua voz,  nas esquinas ela brada. Olha como isso é tremendo! Não precisamos ir longe para ver a revelação que Salomão recebeu. Perto de nós, em nossa rua, nas esquinas de nossa cidade, a sabedoria clama.  Que falta de sabedoria vemos por aí,  pessoas se vendendo por qualquer coisa, fazendo pessoas caírem, destruindo famílias inteiras, futuros brilhantes sendo anulados por falta de sabedoria. Ela clama e precisamos como servos de Deus clamar por sabedoria pois Deus disse que dará a todos que pedirem. 

Que a  sabedoria de Deus venha sobre nós, que possamos ser sábios e influenciar esta geração. Sejamos sábios para dizer sim e não, não caindo nas propostas do mundo, de amigos, sendo livres das ciladas do diabo e servindo a nosso Deus todo poderoso. 
Vamos clamar sabedoria. 

Voce foi vitima de uma proposta mundana? Saiu da presença de Deus ? Ouviu alguém que não deveria ouvir? Não se entregou a Cristo ainda porque acredita nas coisas que as pessoas falam lá fora? 
Hoje é dia de você acreditar na palavra de Deus e se entregar a Ele por completo. Quer fazer isso hoje? EU VOU ORAR POR VOCE. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário