terça-feira, 12 de setembro de 2017

ENTENDO A VIDA ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS (2)




Porque sofremos?
Texto: João 16:33
Jesus nos pediu para termos bom ânimo quando viessem as aflições. Ninguém nasceu para viver sofrendo, porém enquanto estivermos no mundo teremos momentos angustiantes. É muito importante entender isso e continuar servindo e seguindo a Cristo. Os momentos de alegria serão muito mais que os momentos de aflição.
Sofrer sem Cristo é terrível, mas quando estamos em Cristo podemos ficar tranquilos que Ele mesmo nos garante o escape, a vitória.
Quando as pessoas honestas chamam o Senhor, ele as ouve e as livra de todas as suas aflições. Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança. Os bons passam por muitas aflições, mas o Senhor os livra de todas elas.” Salmos 34:17-19

O senhor nos garante o escape, até as pessoas boas passam por aflições, mas o mais importante é saber que o Senhor nos livra.
Mas, porque sofremos?
*porque semeamos mal. Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.” Galatas 6:7-8
*porque Deus nos prova mostrando ao mundo e ao diabo que somos justos e firmes em Deus. “Mas Deus conhece cada um dos meus passos; se ele me puser à prova, verá que sairei puro como o ouro.” Jó 23:10
Deus provou Jó e mostrou que ele realmente era justo de Deus. Ele não blasfemou contra Deus e permaneceu firme.
“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.”  I co 10:13
*Porque pecamos. “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” Romanos 6:23
*Porque nos distraímos e não vigiamos. Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo: O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. “Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu.” Mateus 13:24-26
*porque o sofrimento nos tira da zona de conforto e nos leva ao propósito. Quando sofremos oramos mais, buscamos mais e voltamos ao propósito de Deus. Foi assim com o povo de Israel no Egito que sofreu por 400 anos, Deus permitiu senão eles nunca iriam querer sair de lá. Deus não nos chamou para o Egito(mundo) mas para uma terra de promessas. Deus nos permite sofrer para nos devolver ao propósito, assim também ele fez com Jonas. “Deus ouviu os gemidos deles e lembrou da aliança que havia feito com Abraão, com Isaque e com Jacó. Deus viu a escravidão dos israelitas e ficou preocupado com eles.” Êxodo 2:24-25
Deus é soberano. Dê o controle da sua vida para Ele. Neste mundo teremos muitos momentos de aflição, mas não podemos abandonar o caminho do Senhor, Ele permite para nos ensinar.
Troque a palavra sofrimento por aprendizado, Jesus também se angustiou no jardim Getsemani, mas obedeceu e venceu. Nós vencemos também.
Lembre-se: nós estamos no mundo mas não somos daqui, somos cidadãos dos céus.!

Você gostaria de firmar seus passos em Jesus hoje? Gostaria de entregar sua vida a Ele e vencer todos os momentos de aflição? Se você quer, levante a mão direita e repita essa oração comigo. (oração de entrega)

terça-feira, 5 de setembro de 2017

ENTENDO A VIDA ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS



ENTENDO A VIDA ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS

Texto: ÊXODO 4:31; ÊXODO 5:20,21
O povo de Deus que estava no Egito sofrendo havia 400 anos se multiplicava muito e isso preocupava Faraó. Esse, usando de crueldade aumentou a carga em cima dos hebreus e os fazia sofrer muito escravizando-os. O Egito representa o mundo para nós, o povo hebreu é o povo de Deus (a igreja) e Faraó o diabo que nos escraviza quando estamos no mundo.
Nós éramos escravos do diabo e do pecado, isso trazia sobre nós uma carga muito grande e uma opressão terrível, mas o Senhor nos resgatou do império das trevas para sua maravilhosa luz. Nos tirou do mundo e nos trouxe para experimentar uma nova vida em Cristo vencendo o deserto até entrarmos na promessa.
Deus enviou Moisés para libertar o povo, este fez sinais e o povo creu, com isso Faraó (diabo) aumentou a resistência e a pressão pra cima dos hebreus.
Quando Deus nos liberta do mundo o diabo aumenta a resistência pois sabe que nos perdeu. Ele começa a piorar as coisas, colocar fardos pesados. Mateus 11:28-30
Quando a resistência aumenta é sinal que Deus se lembrou de nós e decidiu responder as nossas orações e nos dar livramento. Todo liberto tem resistência, quando estamos no mundo e decidimos sair o diabo não gosta e intenta contra nós. Quando estamos caminhando com Deus livres do Egito(mundo) passamos por desertos até chegar na promessa.
Mas há algo interessante que queria compartilhar:
“E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram.”  Êxodo 4:31
·        Veja nesse versículo que o povo creu em Moisés e Arão depois que fizeram os sinais que Deus mandou. Se inclinaram, adoraram a Deus, suas orações foram atendidas, Deus se lembrou deles. Chegou livramento, chegou salvação, chegou libertação!
Mas depois que Faraó endureceu o coração e aumentou o serviço para os hebreus, eles sofreram ainda mais e isso trouxe dúvidas no coração do povo que passou a agir com incredulidade. Veja esse versículo:
“E encontraram a Moisés e a Arão, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó. E disseram-lhes: O Senhor atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar.” Êxodo 5:20,21
·        O povo que estava crendo no capítulo passado agora já tinham dúvidas, a incredulidade entrou.
Mudamos de postura só porque o diabo mudou a estratégia para nos tirar do propósito. Quando as coisas pioram muitos deixam de crer no que Deus pode e irá fazer, se esquecem da promessa.
Devemos entender porque Deus permite alguns sofrimentos, se o povo não sofresse no Egito nunca iam querer sair de lá. Não queremos sair de onde temos conforto. Sofrimentos nos tiram da zona de conforto. Todo mundo sofre, mas sofrer com Cristo é ter certeza da vitória e convicção que estamos no centro da vontade de Deus.
Entenda a vida, se você entregou o controle de sua vida para Deus, Ele se incumbirá de cumprir a promessa e nos levar em segurança para o propósito. Se as coisas pioraram nem sempre é reprovação de Deus, pode ser o diabo(Faraó) dando as últimas cartadas. Tenha calma, em breve Deus lhe dará a vitória.
O que fez você perder a fé? Quando foi que você deixou de dar o controle da sua vida para Deus?
Se você ainda não deu o controle da sua vida para Jesus, faça isso agora orando comigo.
·        (FAÇA A ORAÇÃO DE ENTREGA E O APELO)
Helbert S. Malaquias