Texto: Lucas 8:4-8
- Quando observamos o ministério de Jesus vemos que ele está sempre cercado de muitas pessoas com a atenção voltada para suas palavras. O que isso pode nos ensinar? Nossa alma tem fome e sede da Palavra de Deus, assim como o corpo físico precisa de alimento. Toda palavra que sai da boca de Deus é proveitosa para nos ensinar a viver melhor. Tudo o que Jesus falou para o povo foi para que eles pudessem viver da maneira que Deus se agradasse e eles prosperassem. Esse sempre foi o propósito de Deus em suas Palavras no Velho Testamento. Leia Salmos 119:89 - Salmos 119:105 - Hebreus 4:12. Por isso nós temos que ter contato com a Palavra de Deus o mais que pudermos. A Bíblia nos foi deixada por Deus para que possamos ouvir Sua Palavra no momento que precisarmos.
A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA – Lucas 8:
V.9 – 11 – A Semente é a Palavra de Deus - A Terra – é nossa mente ou coração. Temos DUAS perguntas a fazer:
1.- VOCÊ TEM SEMEADO A PALAVRA DE DEUS EM SEU CORAÇÃO? Devemos formar um hábito de ler a Bíblia para ouvir de Deus em nosso coração. Lembre-se - Colhemos o que plantamos - Temos plantado ou estamos esperando que algo mude? Veja o que diz Eclesiastes 11:4. Plante o bem mesmo que as condições não sejam favoráveis - Salmos 126:6. - 2 Coríntios 9:6.
2.- QUE TIPO DE SOLO É O SEU CORAÇÃO? A mesma semente foi plantada em 4 tipos de solo (coração, mente)- Os resultados é que foram diferentes. Vamos encontrar pessoas com essas características e nós mesmos podemos ter algumas delas. Por isso vamos analisar alguns detalhes e tomar algumas providências:
1-. BEIRA DO CAMINHO – v.12 – São os que ouvem, mas não praticam – Não levam a sério o que ouvem e lêem. Vamos encontrar pessoas assim no evangelismo – ouvem, gostam, mas não chegam a nascer de novo em Cristo. Os passarinhos (o diabo) comem a semente. Podemos ser assim também - não aceite ser esse tipo de solo que perde a semente. Deus vai jogar muita semente (Palavra) em seu coração. Como você vai reagir?
2-. MUITAS PEDRAS – v.13 - Não formam vínculo familiar com os irmãos, não querem compromisso e nem praticar a Palavra. Procuram apenas uma religião nova. Por falta de vínculo não conseguem crescer na fé e morrem nas provações.
3-. MEIO DOS ESPINHOS – v.14 – pessoas que não se desligam dos embaraços da vida – querem continuar com os mesmos compromissos sociais, trabalho, prazeres da diversão – Por isso não chegam a produzir frutos (não ganham outros para Jesus por falta de testemunho) e se sentem estéreis e desanimam. Uma igreja em células ajuda as pessoas a se livrarem dos espinhos para produzirem frutos, pois todos podem: ganhar, consolidar, discipular e enviarem outros a fazerem o mesmo.
4-. TERRA BOA – v.15 – pessoas que crescem na fé, no conhecimento, no amor, e conseguem influenciar outros a fazerem o mesmo e por isso dão frutos – geram novas vidas para Deus e isso é a maior alegria para um filho de Deus. É o que Deus espera de nós.
CONCLUSÃO - Qual o objetivo de Jesus nessa parábola?
1- Nos alertar para cuidarmos de nosso coração, pois ele é a terra que recebe a semente. 2- Nos incentivar a alertar algum irmão ao nosso lado que pode precisar de ajuda com a semente que está sendo plantada em seu coração. Ele não entende por que é novo e precisa de explicações.
RESPONDA COM SINCERIDADE: - Você tem recebido a boa Semente? – tem lido a Bíblia, freqüentado a célula, os cultos, cursos? Se não tem semente sendo plantada não tem o que nascer e crescer. - Você tem cuidado para que seu coração seja a terra boa – que recebe a semente para produzir frutos? – tem evitado palavras e atitudes indignas de um Filho de Deus?- Não basta só plantar a semente, ela tem que nascer, crescer e produzir frutos – sente que isso tem acontecido com você? Tem ganho gente para Jesus com seu testemunho?
Nenhum comentário:
Postar um comentário